Escolas de Pacatuba iniciam campanha de vacinação contra o vírus HPV

img
#pacatuba 10 DE MARÇO DE 2014
Teve início na manhã desta segunda-feira, 10, a campanha de vacinação nas escolas e postos municipais de Pacatuba contra o papiloma vírus humano (HPV), principal causador do câncer de colo de útero, transmitido por relações sexuais. O público-alvo neste ano são as meninas com idade entre 11 e 13 anos, sendo que na área indígena serão vacinadas crianças de 09 a 13 anos.

A vacinação segue até o dia 10 de abril e deverá atingir todas as localidades pacatubanas. Cada menina deve receber três doses da vacina para estar imunizada contra o HPV. Após a primeira dose, a segunda deverá ocorrer em seis meses. E a terceira, 60 meses após a primeira dose (5 anos). A vacina tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.

O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo que 32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos. No Brasil, a cada ano, 685, 4 mil pessoas são infectadas por algum tipo do vírus.

Confira as escolas de Pacatuba que estão funcionando como locais de vacinação:

Escola Ana Albuquerque
Escola Carlos Alberto de A. Pontes
Escola Major Assis Neponuceno
Escola Nelly de Lima e Melo
Escola Mirtes Holanda do Vale
Escola Ângela Costa Campos
Escola José Batista de Oliveira
Escola João Paulo Sampaio de Menezes
Escola Manoel Rosendo Freire
Colégio Universo

Nas demais escolas as doses serão ofertadas durante o período da campanha da vacina, por conta de cada Unidade Básica de Saúde ter mais de uma escola sobre sua área.

Fonte: http://pacatuba.ce.gov.br/

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito